De volta ao jardim de infância?

04/02/2019
Posted in Trabalho
04/02/2019 Felipe Menhem

De volta ao jardim de infância?

Mitchel Resnick, professor do MIT, acha que o jardim de infância foi a maior invenção do último milênio. A justificativa pra isso é a forma como as crianças aprendem, baseada no que Resnick chama de os “quatro P’s da aprendizagem criativa”: Projects, Passion, Peers, e Play. Em uma tradução livre para o português: Projetos, Paixão, Colegas e Brincadeiras.

(Nota: esses quatro itens estão presentes em uma criação da equipe de Resnick, o Scratch, uma linguagem de programação que eu e o Marcos aprendemos em um workshop no SXSW em 2017)

Agora, Resnick também acha – e eu obviamente concordo – que o espírito do jardim de infância e seus quatro P’s devem também guiar a forma como os adultos aprendem. Ou seja, aprender através de projetos, sobre coisas que sejam do nosso interesse, fazer uso da aprendizagem social e, porque não, de forma lúdica.

Essa parece ser uma abordagem apropriada para que a aprendizagem tenha sentido para nós e que talvez derrube a “obrigação” do aprendizado, que é um ofensor importante no mundo corporativo. Vou explicar melhor: um dos desafios da aprendizagem corporativa é vencer o sentimento de imposição que as pessoas têm em relação aos conteúdos oferecidos. Elas estão fazendo aquele e-learning sobre vendas ou compliance porque sentem-se obrigadas e não porque veem benefício naquilo. Diferentemente de uma pós-graduação a distância ou qualquer conteúdo disponível em MOOCs, por exemplo. (obrigado pela comparação, Caco!)

O desafio então é criar uma cultura de aprendizagem que tenha referências desses quatro P’s. Desenvolver conteúdos que motivem e façam sentido para as pessoas, que elas possam aprender e trocar experiências com seus colegas de trabalho e que estimule a tentativa e erro. Não estamos falando de desenvolver conteúdos de fácil resolução, mas sim que tenham significado para as pessoas.

Quais são os caminhos possíveis para isso na opinião de vocês?

Referências:

Matéria do Quartz (sempre ele!) sobre o assunto: https://qz.com/1535315/why-an-mit-professor-says-we-should-all-learn-like-kindergartners-if-we-want-to-succeed/

TEDxTalk de Resnick sobre o tema: https://www.youtube.com/watch?v=IfvgVpQI56I

Comment (1)

  1. Juliana Machado

    Nada melhor pra resgatar a criatividade, inovção e prazer de estar em uma jornada! <3

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *