A aprendizagem reinventada na sua organização

Núcleo de Aprendizagem Ágil

Construindo uma aprendizagem corporativa com sentido na sua organização

Desenvolvido em parceria com o ALC São Paulo, nosso programa de 12 semanas traz os princípios da aprendizagem ágil: autonomia, pertencimento e ferramentas ágeis para criar um projeto de educação corporativa moderno, centrado nas pessoas e nas suas necessidades e alinhamento diretamente com o negócio. Mais engajamento, mais resultado e mais economia.

Conheça o Núcleo de Aprendizagem Ágil da 42formas.

Por que escolher o Núcleo de Aprendizagem Ágil

O Núcleo de Aprendizagem Ágil desenvolve a cultura de aprendizagem na sua organização enquanto ataca três dos maiores problemas dos programas atuais de educação corporativa: o engajamento do público, as pessoas não se interessam ou se desinteressam rapidamente; a aprendizagem efetiva – as pessoas não retêm o que foi aprendido e/ou não aplicam no dia a dia e a  resposta a mudanças – as ações de aprendizagem não endereçam o dinamismo do mundo VUCA.

O Núcleo de Aprendizagem Ágil otimiza o tempo de setup de um programa de desenvolvimento, permitindo uma implantação quase imediata, sem complicações e utilizando as ferramentas da organização.

O Núcleo de Aprendizagem Ágil estimula o engajamento do público e a aprendizagem efetiva. Todo profissional é um facilitador em potencial.

O Núcleo de Aprendizagem Ágil promove a economia de recursos de tempo e financeiros, uma vez que não é necessária uma grande etapa de diagnóstico, elaboração e execução de uma trilha de aprendizagem.

O Núcleo de Aprendizagem Ágil pode mudar e se moldar às diferentes estruturas organizacionais e consegue responder com agilidade aos mais diversos cenários.

Como funciona?

Utilizando o Ciclo Ágil, facilitamos sprints de aprendizagem e devolvemos às pessoas e aos times o desejo natural de aprender, promovendo a autonomia individual e a evolução da cultura organizacional.

Ao longo das 12 semanas do programa, a 42formas + ALC São Paulo oferecem até 73 horas de ações de aprendizagem. Nesse período, ajudamos a organização a aproveitar todo o seu conhecimento interno antes de investir em ações externas.

Como funciona?

PASSO 1

Facilitamos alguns encontros da Aprendizagem Ágil na empresa. Uma grade de oficinas é elaborada a partir das necessidades reais e importantes da organização.

PASSO 2

Capacitamos os próprios colaboradores para que sejam os facilitadores e continuem com a Aprendizagem ágil corporativa. A grade de oficinas é facilmente alterada por meio de processos e ferramentas ágeis.

PASSO 3

Capacitamos um grupo menor de colaboradores, os Guardiões do NA2, em técnicas de tomada de decisão, agilidade e processos para manter o Núcleo de Aprendizagem Ágil funcionando. A ideia é que façam a gestão dos recursos para que ele sirva à estratégia da empresa e às demandas reais de aprendizagem dos colaboradores. 

De onde vem?

Nos inspiramos nos Agile Learning Centers, os centros de aprendizagem ágil para crianças e jovens, que surgiram em Nova York em 2013. Utilizam os princípios da agilidade para apoiar a aprendizagem autodirigida e o desenvolvimento das habilidades para o século 21.

Também nos apoiamos no conceito de Organizações que Aprendem, de Peter Senge: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”.

Utilizamos uma tecnologia social de autogestão para facilitar a tomada de decisão e interações do grupo. Tudo isso junto torna nosso produto único – ao mesmo tempo que é simples e muito eficiente.

Quem está implantando a aprendizagem ágil