20/02/2015 Felipe Menhem

Trabalho remoto? Sim, senhor!

Recentemente, terminei os dois livros escritos pela turma do Basecamp (ex-37signals): Rework e Remote. Enquanto o primeiro defende uma nova forma de conduzir o trabalho e o período em que convencionalmente estamos no escritório, o segundo é uma defesa apaixonada do trabalho remoto. Não preciso dizer que são leituras obrigatórias para quem deseja quebrar o que está estabelecido nas empresas.

Foi curioso perceber que, inconscientemente, a 42formas já trabalha de um jeito “moderno”: estamos remotos, com poucas reuniões, porém com uma boa quantidade de troca de informações. Eu e Marcos aqui em São Paulo, e a Bethania em Toronto, no Canadá. Nesse caso, o fuso nos ajuda – são apenas duas (agora três) horas de diferença entre as duas cidades – e isso permite que ligações, e-mails e mensagens diversas sejam trocados em tempo hábil.

A vantagem do trabalho remoto é que ele serve para dar prioridades às demandas. Algo muito urgente? Ligue. Meio urgente? Uma mensagem de ping no Skype ou um alô pelo WhatsApp servem. Tem um tempo maior para resolver? Mande um e-mail.

Solucionar as coisas fora do horário de reunião também serve para valorizar a própria reunião. Fazemos uma call pelo menos uma vez por semana em horário que seja bom para todos. Nesse meio tempo, temos diversos momentos de interação ao longo dos dias para fazer as coisas andarem – e estamos falando só de nós três!

Ao mesmo tempo, Marcos ainda despacha com nosso time e nossos parceiros, que estão espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Esse tipo de relacionamento é excelente, porque nos permite concentrar esforços apenas no trabalho. É como a turma do Basecamp diz:

 

“(No ambiente de trabalho), o velho ditado ainda é válido: não há espaço para pessoas idiotas. Mas, no trabalho remoto, é preciso estender o ditado para: não há espaço para comportamentos idiotas, não há espaço para dramas – o nosso #mimimi – e não há espaço para más vibrações.”


Não é fácil, mas tem dado certo. Isso nos permite dedicar tempo para fazer o trabalho bem feito, achar as pessoas certas para trabalhar conosco e valorizar o momento em que estamos fisicamente juntos.

,