Núcleo de Aprendizagem Ágil

A maioria dos projetos de educação corporativa enfrentam três grandes problemas: o engajamento do público – as pessoas não se interessam ou se desinteressam rapidamente; aprendizagem efetiva – as pessoas não retêm o que foi aprendido e/ou não aplicam no dia a dia; resposta a mudanças – as ações de aprendizagem não acompanham a velocidade e o dinamismo do mundo complexo.

Para resolver esse problema, acreditamos que é preciso fazer aprendizagem corporativa diferente das formas convencionais atuando com base na aprendizagem autodirigida, pertencimento e adaptabilidade!

Conheça o Núcleo de Aprendizagem Ágil, um projeto da 42formas com o ALC São Paulo!

Por que escolher a Aprendizagem Ágil?

Ao escolher a Aprendizagem Ágil, as organizações adotam uma tecnologia e uma cultura que são adaptáveis à qualquer contexto organizacional, podendo ser aplicada em qualquer área e em empresas de qualquer porte.

A Aprendizagem Ágil promove a mudança de função das áreas de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento e das lideranças, passando de provedores para habilitadores.

Funciona com as tecnologias já existentes na organização, não sendo preciso instalar ou assinar nenhuma plataforma.

Trabalha com a expertise interna e as interações da organização, afinal é assim que as pessoas aprendem.

É mais barato e flexível do que os outros programas de educação corporativa do mercado.

Mapeia os gaps reais de aprendizagem ao realmente ouvir as necessidades das pessoas.

Comece agora mesmo!

Baixe gratuitamente o Guia da Aprendizagem Ágil! Nele, você encontra todo o conceito, a metodologia e as soluções que utilizamos na implementação do piloto do Núcleo de Aprendizagem Ágil na Concert Technologies! Saiba como estruturar os encontros, as ofertas e pedidos de aprendizagem e a formação das pessoas.

Como funciona na prática?

Criação de squads multidisciplinares e uso do Ciclo Ágil para impulsionar sprints de aprendizagem. Ao longo de 12 semanas, facilitamos encontros regulares, ensinando a metodologia, técnicas de facilitação e devolvendo às pessoas o desejo natural de aprender, promovendo a autonomia individual e a evolução da cultura organizacional.

Ao longo do período, a 42formas + ALC São Paulo oferecem até 73 horas de ações de aprendizagem. Nesse período, ajudamos a organização a aproveitar todo o seu conhecimento interno antes de investir em ações externas.

Pré-trabalho

Fase de diagnóstico

  • Levantamento dos participantes do squad.
  • Levantamento das ofertas já existentes na organização
  • Definição de carga horária semanal incluindo interações, ofertas da consultoria, da organização e dos participantes.

Sprints 1 a 12 – A rodagem do Núcleo

  • Participantes aprendem a metodologia e as ferramentas para a rodagem do Núcleo.
  • 42formas e ALC São Paulo ofertam conteúdos sobre aprendizagem autodirigida e técnicas de facilitação às pessoas.
  • Identificação das necessidades de aprendizagem (registro das demandas de conteúdo). Compartilhamento de insights e conhecimentos (reflexão) e melhora do processo para o novo sprint.
  • São gerados relatórios com indicadores de participação e engajamento (análise quantitativa e qualitativa).
  • 42formas e ALC São Paulo vão saindo do circuito gradualmente, passando o bastão para o grupo e as pessoas guardiãs.

De onde vem?

Nos inspiramos nos Agile Learning Centers, os centros de aprendizagem ágil para crianças e jovens, que surgiram em Nova York em 2013. Utilizam os princípios da agilidade para apoiar a aprendizagem autodirigida e o desenvolvimento das habilidades para o século 21.

Também nos apoiamos no conceito de Organizações que Aprendem, de Peter Senge: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”.

Utilizamos uma tecnologia social de autogestão para facilitar a tomada de decisão e interações do grupo. Tudo isso junto torna nosso produto único – ao mesmo tempo que é simples e muito eficiente.

Quem está implantando a aprendizagem ágil