11 de novembro
19h
Instituto Tomie Ohtake
Encontrando caminhos em comum.
Novas profissões, novos dilemas e novos desafios aparecem a cada dia em nossa sociedade e no ambiente corporativo. Quais habilidades são necessárias no contexto profissional moderno?
Como pessoas, o que devemos priorizar para nos desenvolver? Como organizações, como seguir desenvolvendo equipes internas e garantindo ambientes de trabalho humanizados?
Trazendo a perspectiva do mundo educacional para inspirar o mundo corporativo, nesse diálogo vamos ouvir os aprendizados e provocações de educadores Pilar Lacerda e Miguel Thompson, sobre temas como:
Como a escola e a sociedade podem trabalhar juntas na formação das pessoas? Como aplicar as práticas educacionais mais inovadoras em nosso dia a dia pessoal e profissional? O que as melhores escolas têm em comum e como as empresas podem aprender com isso? Qual educação buscar para meus filhos hoje?
Vamos fazer uma construção coletiva e inspiradora para descobrirmos juntos caminhos comuns para nossa formação e nosso papel na sociedade.
Principais pontos do encontro:
- Compreender a importância da educação formal e nào-formal na formação das pessoas;
- Promover uma conversa ampla sobre educação e aprendizagem;
- Discutir as melhores práticas de aprendizagem atuais;
- Entender como escolas e organizações podem aprender de forma conjunta sobre formação de pessoas;
- Falar sobre o envolvimento da comunidade no dia a dia escolar.
Pilar Lacerda
Diretora – Fundação SM
Formada em História – UFMG (1979)
Secretária de Educação de Belo Horizonte – 2002-2007
Presidente da Undime – 2005-2007
Secretária de Educação Básica – MEC – 2007-2012
Todos nós defendemos investimentos na educação e uma escola pública de qualidade. Mas, o que isso significa na prática?
Como desenvolver as habilidades do futuro desde o primeiro ano e como incentivar projetos de educação integral, coordenando escolas e seus arredores para experiências reais de aprendizagem?
Miguel Thompson
Diretor Acadêmico – Fundação Santillana/Editora Moderna
Formado em Biologia pelo Mackenzie
Mestre e doutor em Oceanografia pelo Instituto Oceanográfico da USP
Autor de livros didáticos
Consultor PNUD
Vivemos em um mundo dinâmico e complexo. A escola, pautada na tradição, necessita manter seus valores históricos mas precisa manter-se contemporânea e significativa. Para formarmos as gerações futuras, teremos que nos equilibrar entre a tradição e a ruptura. Não equacionarmos esse desafio pode comprometer decisivamente a vida dos nossos jovens, como trabalhadores, cidadãos e seres integrais.