Eu gosto quando os encontros mais casuais resultam em convites inesperados. De uma cerveja no happy hour, saiu um convite para acompanhar uma das reuniões do Fórum Conspira 6 Irmãs, o encontro de diretores de escolas das cidades mineiras de Baldim, Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Matozinhos e Prudente de Morais.
Esses encontros são mensais e são uma boa oportunidade para os diretores compartilharem suas experiências e desafios na gestão escolar. Em cada um desses encontros, uma escola mostra o que tem desenvolvido. O de junho aconteceu na segunda passada, 28/06, na Fazenda Alegria, que fica em Funilândia. Não por acaso, vale ressaltar, uma vez que a Escola Lafayette Neiva funciona dentro da fazenda.
Poder ver as práticas da escola e o papel no desenvolvimento dos empregados da Fazenda Alegria me permitiu observações interessantes e que eu gostaria de compartilhar aqui.
A Lafayette Neiva começou suas atividades em 2001, com oito alunos. Hoje são 34, com diferentes graus de escolarização. As aulas acontecem duas vezes por semana, durante o horário de trabalho e a carga horária é de 120 horas/ano. O foco é em Leitura, Escrita e Cálculo e com a metodologia da Aprendizagem Contextualizada. Ou seja, aquilo que os alunos veem na sala de aula é rapidamente colocado em prática no dia a dia. E, convenhamos, há muito que se colocar em prática nas tarefas de uma fazenda.
Os alunos são absolutamente fascinados com a escola e os momentos de aprendizado. É um cenário diferente do que vemos em diversos casos da escola e na aprendizagem corporativa. O que faz essa adesão ser maior? O fato de ser no horário de trabalho? O empoderamento que a educação de jovens e adultos traz?
Pode ser tudo isso junto. Uma das alunas, que terminou o ensino médio, deu um depoimento e disse que jamais pensava em continuar a estudar, pela falta de tempo e porque sempre tinha coisa para resolver em casa, “especialmente quando se é mulher, né?” Outro aluno disse que quando começou a trabalhar na fazenda, só pensava em providenciar dinheiro para a casa. Poder estudar também deu a chance dele se envolver na vida escolar da filha e levar conteúdo pra dentro de casa.
Outra forma de encurtar as distâncias entre a casa e a sala de aula foi a adoção do EAD como ferramenta pedagógica. Os alunos usam a Khan Academy para aprenderem matemática. Além dos conhecidos benefícios do ensino a distância, usar a Khan Academy possibilitou o primeiro contato de alguns dos alunos com o computador. As famílias também ficaram interessadas na plataforma e na possibilidade de poder aprender de qualquer lugar.
Ou seja, é um outro exemplo da relação ganha-ganha tão bem explicada pelo Caco nesse post e que mora no clichê de que investir na educação do seu time traz resultados para a empresa, formação e auto-estima para os funcionários.
A aprendizagem contextualizada cumpre um papel importante também. É mais fácil aprender e fixar conhecimentos sobre leitura e escrita quando se lê e redige documentos, por exemplo. Ou, melhor, falar de cálculo e medir uma área, seja de uma horta ou de um jardim. Além disso, dentro dos processos de qualidade, a fazenda faz uma espécie de avaliação 360º, onde cada time avalia o seu trabalho e o trabalho dos outros. O que não é bem avaliado vira um plano de ação com melhorias.
No final das contas, foi uma manhã super interessante e que valeu pela troca de experiências. Espero que os diretores das escolas tenham se inspirado e percebido que não é preciso um grande investimento para conseguir introduzir novas práticas e aumentar o engajamento na escola e na sala de aula. Essa reunião ainda rende assunto para mais alguns posts. Deixei dois assuntos propositalmente de fora: a mediação em sala de aula e os novos papéis na escola.
Quando o conhecimento torna-se mais acessível, o papel do professor e da escola mudam, deixando de ser o espaço para o aprendizado em si, mas sim para a troca de experiências, a mentoria e, claro, a socialização. As escolas e organizações que criarem ambientes mais diversos e interessantes sairão na frente, tanto na formação dos alunos e indivíduos, quanto na conquista de resultados cada vez melhores para todos.