SXSW: O planejamento da agenda

19/02/2018
Posted in SXSW 2018
19/02/2018 Felipe Menhem

SXSW: O planejamento da agenda

O planejamento é um dos exercícios mais árduos de uma ida a um evento. E além das passagens aéreas, reservas de hospedagem e afins, o que mais vai te tomar tempo e sono é fazer a sua agenda. Isso fica ainda pior quando falamos de SXSW

Comecei a montar a minha agenda enquanto relia o que escrevi no meu blog pessoal sobre o evento de 2016 e o que eu e o Marcos produzimos em 2017. É quase uma ciência onde você precisa juntar seus interesses pessoais e profissionais, coisas que você não conhece mas gostaria de conhecer e, ao mesmo tempo, controlar sua ansiedade e aquela certeza de que você irá perder várias outras coisas legais.

Sendo assim, é importante você ter um Plano A, um Plano B e um Plano C (talvez um D também). Isso pode ser encarado de duas formas:

  • Para um determinado horário você escolhe, na ordem: O painel imperdível, o que fazer se essa sala lotar, quais são as opções se o plano B der errado.
  • O que você quer fazer dependendo da sua animação, humor, vontade de aprender.

No SXSWedu esse planejamento fica mais fácil. O evento é menor e os deslocamentos também. Não posso dizer o mesmo do SXSW.

Quer ver isso na prática? Por ora, ainda estou no primeiro dia do SXSWedu. Para o horário das 10h, selecionei quatro painéis: Ambientes Inovadores de Aprendizagem e Mudança dos ProfessoresA evolução dos MOOCs: seis anos depoisInovação em Escala: Líderes Nacionais em E-Learning.

Provavelmente irei para a primeira palestra. No entanto, tenho em mente que planejamentos mudam: Ou mudarei de ideia ao longo do dia, ou alguém vai me falar de um painel que não estava nos planos ou posso dar uma pausa para organizar as ideias, tomar um café, conhecer gente nova.

E se essa mudança de planos acontecer, não se assuste. Também faz parte do aprendizado. Na pior das hipóteses, um happy hour no fim do dia te ajudará a colocar as outras ideias no lugar. É um dos espíritos de Austin. 🙂

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *