SXSW Interactive 2018 – Dia 1

10/03/2018
Posted in SXSW 2018
10/03/2018 Felipe Menhem

SXSW Interactive 2018 – Dia 1

Começa a parte 2 da nossa jornada. É hora do primeiro dia do SXSW Interactive 2018. Um festival desse tamanho faz com que cada um tenha o seu recorte e as suas impressões. O nosso recorte acabou sendo social e político, com base no que vimos neste primeiro dia. Da conversa de Bernie Sanders com o Jake Tapper, jornalista da CNN, até a internet e nossos direitos, passando por Ezra Klein, editor-geral do Vox.com.

Sanders falou sobre o colapso da classe média americana, sobre o risco da desregulamentação dos grandes bancos, visto como irresponsável se considerarmos que são os mesmos envolvidos na crise de 2008, até as constantes tentativas de Donald Trump para dividir a população.

“Até os presidentes mais conservadores, tipo o George W. Bush, perceberam que é importante unir a população. Não importa quem sejam as pessoas, todos têm que ficar juntos”, disse Bernie.

Ezra Klein falou sobre o estado atual das coisas. O jornalista comentou sobre as nossas motivações e questionou se as nossas e as da mídia, do mercado e afins estão erradas. Embora não tenha respostas, Klein acha que para “acertar” as motivações, precisamos olhar para o sistema e não para as pessoas envolvidas.

Marcos viu uma palestra sobre globalização e internet e a discussão sobre manter a internet como algo internacional e não interno. Também foi discutida a questão da privacidade e a responsabilidade de plataformas na divulgação de crimes e mensagens de ódio.

Para fechar em ordem não-linear, vimos a keynote de Esther Perel, que falou sobre relacionamentos e sobre as nossas buscas. Olhamos e esperamos que o outro lado sempre nos complete e oriente e isso consome tempo, energia e não é tão saudável. Foi interessante colocar esse tema como o principal do dia, especialmente pela provocação de que eventos de tecnologia fazem “moon shots” (aqueles projetos ambiciosos) para tudo, menos para relacionamentos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *