Você sabe resolver problemas de forma criativa?

04/07/2018
Posted in Trabalho
04/07/2018 Felipe Menhem

Você sabe resolver problemas de forma criativa?

Dias atrás, falamos sobre a importância de desenvolvermos o pensamento crítico e como ele é uma habilidade fundamental nas organizações de hoje e do futuro. Hoje, vamos abordar rapidamente uma outra habilidade super importante: a Resolução de Problemas de forma criativa.

De primeira, não estamos falando sobre algo inédito. No entanto, essa “nova” resolução de problemas traz novos elementos para a equação, juntando elementos como o trabalho em equipe e o já falado pensamento crítico. Esse assunto foi tema de um painel interessantíssimo no SXSW EDU esse ano e que comentamos em um dos nossos vídeos (a partir dos 12 minutos).

O estudo feito pela Adobe traz dados interessantes sobre a correlação entre aprender essa habilidade, o sucesso no ambiente de trabalho ou, mais grave, a manutenção do seu posto de trabalho. Afinal, 75% dos educadores e legisladores nos Estados Unidos afirmam que profissões que necessitam desta forma de resolução de problemas não deverão ser afetadas no futuro. Existem outros dados interessantes na pesquisa e nós recomendamos a leitura.

Além disso, há a abertura para uma discussão interessante sobre o conceito de criatividade. Antes, a criatividade era interpretada como um “dom” de poucas pessoas gênias: artistas, cientistas, inventores e inventoras. Essa é a chamada “criatividade radical”. Hoje, a criatividade é considerada uma habilidade,  que pode ser desenvolvida e estimulada e que foi chamada de “criatividade incremental”. Certamente é menos chamativa, mas é a forma que a grande maioria de projetos precisam continuar para prosperar. E ela vem da experiência, da tentativa e erro e da observação.

Ou seja, todos nós somos criativos em nosso trabalho, seja ele qual for. E curiosamente, observe abaixo os sete estágios da resolução de problemas de forma criativa e veja como passamos por todos eles em diversas situações do nosso dia a dia:

  1. Aceitar a situação;
  2. Analisar;
  3. Definir;
  4. Idealizar;
  5. Selecionar;
  6. Implementar;
  7. Avaliar;

Não é interessante? Podemos estar praticando, porém de forma não sistematizada. Existem diversas formas de estimular a resolução criativa de problemas: cursos, workshops, trabalhos em equipe. As possibilidades são muitas e falaremos delas em breve. Por ora, gostaríamos de perguntar: como você aplica sua criatividade na resolução de problemas?

Deixe a resposta aí nos comentários!

Comment (1)

  1. Italo Santos

    Eu utilizo bastante o conceito das 7 etapas, mas na minha concepção eu reduzo a cinco, que são:
    Aceitar a situação;
    Organizar;
    Definir;
    Aplicar;
    Monitorar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.