Dias atrás, falamos sobre a importância de desenvolvermos o pensamento crítico e como ele é uma habilidade fundamental nas organizações de hoje e do futuro. Hoje, vamos abordar rapidamente uma outra habilidade super importante: a Resolução de Problemas de forma criativa.
De primeira, não estamos falando sobre algo inédito. No entanto, essa “nova” resolução de problemas traz novos elementos para a equação, juntando elementos como o trabalho em equipe e o já falado pensamento crítico. Esse assunto foi tema de um painel interessantíssimo no SXSW EDU esse ano e que comentamos em um dos nossos vídeos (a partir dos 12 minutos).
O estudo feito pela Adobe traz dados interessantes sobre a correlação entre aprender essa habilidade, o sucesso no ambiente de trabalho ou, mais grave, a manutenção do seu posto de trabalho. Afinal, 75% dos educadores e legisladores nos Estados Unidos afirmam que profissões que necessitam desta forma de resolução de problemas não deverão ser afetadas no futuro. Existem outros dados interessantes na pesquisa e nós recomendamos a leitura.
Além disso, há a abertura para uma discussão interessante sobre o conceito de criatividade. Antes, a criatividade era interpretada como um “dom” de poucas pessoas gênias: artistas, cientistas, inventores e inventoras. Essa é a chamada “criatividade radical”. Hoje, a criatividade é considerada uma habilidade, que pode ser desenvolvida e estimulada e que foi chamada de “criatividade incremental”. Certamente é menos chamativa, mas é a forma que a grande maioria de projetos precisam continuar para prosperar. E ela vem da experiência, da tentativa e erro e da observação.
Ou seja, todos nós somos criativos em nosso trabalho, seja ele qual for. E curiosamente, observe abaixo os sete estágios da resolução de problemas de forma criativa e veja como passamos por todos eles em diversas situações do nosso dia a dia:
- Aceitar a situação;
- Analisar;
- Definir;
- Idealizar;
- Selecionar;
- Implementar;
- Avaliar;
Não é interessante? Podemos estar praticando, porém de forma não sistematizada. Existem diversas formas de estimular a resolução criativa de problemas: cursos, workshops, trabalhos em equipe. As possibilidades são muitas e falaremos delas em breve. Por ora, gostaríamos de perguntar: como você aplica sua criatividade na resolução de problemas?
Deixe a resposta aí nos comentários!
Italo Santos
Eu utilizo bastante o conceito das 7 etapas, mas na minha concepção eu reduzo a cinco, que são:
Aceitar a situação;
Organizar;
Definir;
Aplicar;
Monitorar.