Lemos essa matéria interessante da Harvard Business Review sobre quando as organizações devem investir em treinamento e… também quando não devem. A premissa da história parte do questionamento sobre os 90 bilhões de dólares investidos em treinamento e desenvolvimento pelas empresas nos Estados Unidos em 2017. Muito desse valor não se traduziu em resultado nas organizações.
E há uma verdade nisso, infelizmente. Investir em treinamento e desenvolvimento é obviamente útil e importante, sem dúvidas, mas pode falhar em vários casos. Especialmente para resolver problemas que ele não vai conseguir resolver.
O exemplo dado na matéria é excelente e muitos de nós vamos nos identificar. Ron Carucci, o autor, conta sobre quando foi abordado por uma financeira multinacional pedindo um workshop para que seus empregados fossem mais empreendedores e menos burocráticos. O objetivo era agilizar os processos de tomada de decisão. Porém, durante as entrevistas com os líderes da organização, Ron percebeu que o problema estava relacionado à cultura organizacional e questões sistêmicas. Nesse caso, é bem possível que investir em um treinamento seria jogar dinheiro fora.
Treinamentos podem ser uma excelente ferramenta quando a necessidade de aprendizagem é uma habilidade a ser desenvolvida ou um déficit de conhecimento. Ao mesmo tempo, o aprendizado é uma consequência da reflexão e do pensamento dos funcionários, não do “ensinar” em si.
As pessoas precisam refletir e ver os benefícios de um novo comportamento ou habilidade. E não há muito o que fazer se a organização não dá suporte a esse aprendizado. Por isso, Ron Carucci compartilha quais são as três condições que ele julga necessárias para que um programa de treinamento vingue:
- Os sistemas internos da organização precisam dar suporte para o novo comportamento.
- Há um comprometimento com a mudança.
- O treinamento está alinhado com as prioridades estratégicas.
Além de serem fundamentais para a aprendizagem, essas três condições também ajudam a área de Treinamento e Desenvolvimento, que pode facilitar e e ajudar as pessoas a desenvolverem suas habilidades fazendo seu trabalho e aprendendo com os colegas.