O que é futuro no seu trabalho?

19/12/2018
Posted in Trabalho
19/12/2018 Felipe Menhem

O que é futuro no seu trabalho?

Escrevi isso no LinkedIn outro dia e resolvi estressar essa assunto um pouco mais.

Estava tomando café da manhã com a Carol, minha esposa, e vimos a propaganda de uma universidade na TV. Várias cenas com os diferenciais em sala de aula, tecnologia, os prêmios e qualificações. O comercial padrão de uma instituição de ensino.

No entanto, um desses diferenciais tecnológicos nos chamou a atenção: a “sala do futuro”, cheia de computadores e telas. Achamos engraçado como computadores são visto como do “futuro”, mesmo sendo quase do “passado”. Já é uma ferramenta do dia a dia para diversas atividades, a imensa maioria delas. Não são muitas profissões que ganhariam “pontos de futurismo” com a adoção de um computador ou uma tela.

E aí, começamos uma discussão em cima de dois pontos:

1) O que é o futuro no seu trabalho?

2) Como uma nova tecnologia ajudaria o seu dia a dia profissional? 

Eu trabalho com educação e aprendizagem. Ela trabalha com gestão pública. Como disse acima, computadores já são uma realidade pra gente. Logo, o que seria o futuro? Possivelmente, estamos falando também de novos comportamentos, habilidades ou cenários e não somente de tecnologias. Aliás, é possível que a nova tecnologia apareça em decorrência dos novos cenários e esteja conectada a eles.

Caso contrário, ficarão feito telas e computadores em diversas salas de aulas e ambientes de trabalho espalhadas por aí: como promessa de revolução, mas desconectadas da realidade. E como diz o educador Christopher Emdin, “tecnologia sem pedagogia (ou andragogia) não é nada”.

Pra terminar, eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre essas duas perguntas acima. Escrevam aqui nos comentários. 🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *