4 dicas para acelerar seu aprendizado em 2019!

02/01/2019
Posted in Trabalho
02/01/2019 Felipe Menhem

4 dicas para acelerar seu aprendizado em 2019!

O começo do ano sempre é um momento para definirmos metas e desafios.Várias dessas metas estão relacionadas ao nosso desenvolvimento profissional e pessoal: leituras, cursos, aprendizados diversos. Por isso, para não deixar que seu autodesenvolvimento caia na caixa dos “objetivos do ano que ficaram no meio do caminho”, damos quatro dicas para acelerar seu processo de aprendizagem em 2019!

Feliz ano novo!

Transforme  a leitura em um hábito.

A falta de tempo é a desculpa para não lermos mais. Porém, se você ler durante 30 minutos todos os dias, é suficiente para terminar um livro a cada duas ou quatro semanas. Sabe o que isso significa? Que dependendo do tipo de leitura e da sua velocidade de leitura, você conseguirá terminar no mínimo 12 livros por ano. Ou seja, aproveite o tempo de deslocamento entre casa e trabalho e coloque a leitura em dia! Vale livro, tablet, celular, kindle. O importante é colocar o hábito em prática.

Bônus: Quem lê meia hora por dia vive mais, dizem.

Use o YouTube para aprender

Essa pode ser batida, mas sempre vale o registro. Canais como o Wendover Productions, Manual do Mundo, Mark Rober e Kurzgesagt são excelentes fontes de conteúdo e aprendizagem sobre as questões que nos rodeiam.

Faça anotações de maneira sistematizada

Essa referência apareceu para nós durante o desenvolvimento de um workshop e vale o compartilhamento. Aprender a fazer anotações pode acelerar seu processo de aprendizagem, de memorização do conteúdo e especialmente na hora de organizar as ideias. E entenda, não estamos falando do “meio” que você fará as suas anotações, pode ser um caderno, seu telefone, mapas mentais ou ferramentas tipo o Google Keep ou o Evernote. O importante é aprender uma forma sistematizada de fazer as anotações.

Utilize o pensamento crítico para ir mais longe

Vivemos em uma época de excesso de informação e de tempo escasso. De uma notícia no jornal ou nas redes sociais, passando por um dilema no ambiente de trabalho, é muito importante utilizar o pensamento crítico para analisar e processar dados e saber como tomar decisões mais acertadas.

Nesse vídeo, damos algumas dicas sobre como aplicá-lo no dia a dia:

 

Agora queremos ouvir vocês: contem quais são os livros, canais no YouTube e dicas para acelerar o seu processo de aprendizado aqui nos comentários!

 


*Kelly Maia, obrigado pela informação sobre a leitura!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *